24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

CNA questiona os rumos da Reforma Agrária

2007-03-14 09:18:00

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar nos próximos dias uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que pode influenciar os rumos da reforma agrária no País. Proposta pela Comissão de Assuntos Fundiários da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), a ação pede mudanças em partes da Lei Federal nº 8.629/93, que define os critérios para a desapropriação de terras para a reforma. Elas seriam inconstitucionais, segundo a CNA.

Se aceita, a ação pode inviabilizar a reforma agrária, segundo o presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Rolf Hackbart. Ele esteve ontem no STF, para defender o texto atual da lei, e ao sair declarou que “não quero parecer catastrófico, mas se for concedida liminar à ação, a reforma pára.”

Basicamente, a CNA afirma que a Lei 8.629/93 está em desacordo com os artigos da Constituição que definem quais imóveis podem ser desapropriados para a reforma. Considera errado exigir que o proprietário rural atinja simultaneamente os índices de produtividade e de utilização da terra.

Para entender melhor, imagine-se duas propriedades numa mesma região, com 200 hectares cada. Na primeira, o proprietário planta 160 hectares de milho e colhe 800 toneladas; seu vizinho planta 150 hectares, mas usa melhor tecnologia e colhe 900 toneladas. Pelos atuais critérios, o segundo pode ser desapropriado, porque não explorou 80% da terra. E o segundo, menos eficiente, fica protegido. Para a CNA, isso é errado, uma vez que a Constituição protege toda propriedade produtiva.

Segundo Hackbart, com essa proposta a CNA também pretende evitar que propriedades que desrespeitem leis ambientais, mas sejam produtivas, não sejam desapropriadas. O mesmo aconteceria com propriedades com a presença de trabalhadores em situação semelhante à da escravidão.

A iniciativa da CNA surge exatamente no momento em que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) anuncia que vai aumentar as pressões sobre o governo federal para que reveja os atuais índices de produtividade, considerados desatualizados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete