23.1 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Europeus taxam importações de grãos e afetam Brasil

2008-10-20 09:08:00

A União Européia anunciou na semana passada que vai restabelecer o imposto na importação de cereais. A medida é uma reação à queda de preços no mercado internacional e causará  impacto no Brasil, uma vez que afetará diretamente as exportações brasileiras de milho, que devem voltar a pagar 94 euros por tonelada para entrar no continente europeu, segundo matéria publicada pelo jornal Valor Econômico.

Desde o começo do ano as compras eram isentas de tributo. O Brasil tem, no entanto, uma cota onde consegue exportar  2 milhões de toneladas, que entrando pela Espanha, é livre de taxa.O país é um dos maiores fornecedores de milho da União Européia. Exportou 3,4 milhões de toneladas entre janeiro e setembro, período em que as dívidas somou  732 milhões de dólares, segundo dados do Ministério da Agricultura.

A União Européia informou que tomou a decisão de restabelecer a tarifa de importação porque a cotação dos cereais caiu para níveis 180% inferiores ao preço de referência no mercado interno. A comissária de agricultura da UE, Mariann Fischer Boel, argumentou que precisava evitar a utilização súbita dos estoques abrindo completamente as importações. ” Isso seria um tipo no pé ” , disse.

A queda de preços de produtos agrícolas foi um dos argumentos que o Brasil utilizou esta semana em reunião com a Índia para tentar convencer os indianos a retomar a negociação da Rodada Doha para liberalizar o comércio global.

A queda das commodities está  provocando a retomada de tarifas de importação e deflagra nos países ricos maior utilização de subsídios. Com um acordo internacional, ao menos esses dois movimentos ficam limitados. Os brasileiros mostraram aos indianos estatísticas com quedas de preço em um mês de 11% do açúcar, 5% do café, 8% da soja, 7% do milho.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete