30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Safra de grãos 2008/09 deverá ser recorde, diz Conab

2008-10-08 14:19:00

Em seu primeiro levantamento da safra de grãos para o período 2008/09, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), empresa oficial do governo federal, estima que a área plantada no Brasil crescerá entre 1,2% e 2,7% em relação ao período anterior, ocupando de 47,9 milhões de hectares a 48,6 milhões de hectares (cada hectare equivale a 10 mil metros quadrados).

Com este crescimento, a produção de grãos deverá bater outro recorde histórico, se confirmado o intervalo superior.

A projeção é de 142,03 milhões de toneladas (-1,2% em relação à safra passada) a 144,55 milhões de toneladas (+0,5%). A produção anterior foi finalizada em 143,8 milhões de toneladas.

Esta área, divulgada hoje pela Conab, é a estimada para o plantio de algodão, amendoim, arroz, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, aveia, centeio, cevada, trigo e triticale. Na avaliação da companhia, nem mesmo a alta dos preços dos fertilizantes ou a diminuição da oferta de créditos reduziram o otimismo dos produtores na hora de plantar.

Segundo o presidente da estatal, Wagner Rossi, o comportamento dos preços das matérias-primas (commodities) agrícolas têm mantido o interesse do agricultor pelos grãos. "Apesar da queda dos preços e do aumento dos custos de produção, o agricultor eficiente ainda vislumbra a possibilidade de bons resultados. Isso mantém uma nova esperança", completa.

O estudo também aponta duas culturas como as apostas dos produtores neste início de plantio. O feijão primeira safra deve ter um crescimento de área variando entre 8,6% e 11,6%, ou 1,43 milhão de hectares a 1,47 milhão de hectares no total. Com isso, a colheita deverá ficar entre 1,39 milhão de toneladas e 1,43 milhão de toneladas.

Já as terras destinadas à soja devem aumentar entre 1,3% e 3,2%, ocupando entre 21,59 milhões de hectares e 22 milhões de hectares. A produção deve ficar em 60,1 milhões de toneladas e 61,3 milhões de toneladas.
Clima

A Conab também analisou a interferência do clima sobre a plantação neste último trimestre. No Sudeste e em alguns Estados do Norte e do Centro-Oeste, as precipitações pluviométricas devem ficar entre normal e acima da média histórica. Na região Sul, a previsão é de chuvas um pouco abaixo da média, mas sem prejuízos significativos para as culturas de inverno e verão.

Nas demais áreas do País, as chuvas devem ficar em torno da média histórica.

Insumos – A partir de dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e da Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), a Conab avalia que, até o fim do ano, serão comercializados 26,5 milhões de toneladas de fertilizantes, crescimento de 7,7% em relação ao ano passado. Só de janeiro a agosto, os produtores compraram 16 milhões de toneladas.

Já o mercado interno de máquinas agrícolas vendeu 35,5 mil unidades até agosto. A previsão é de que, até dezembro, este número chegue a 46 mil máquinas ou 20,7% a mais que em 2007.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete