33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Agricultores têm até amanhã para regularizar dívidas

2008-09-29 11:41:00

Termina amanhã, dia 30, o prazo para agricultores familiares regularizarem suas dívidas junto às instituições financeiras.

O prazo foi estabelecido pela Medida Provisória 432 e abrange operações de crédito do Procera (Programa de Crédito Especial para a Reforma Agrária), Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário), PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Dívida Ativa da União, além de outros programas dos fundos constitucionais voltados para mini, pequenos e médios produtores.

A medida define diferentes formas de negociação para cada grupo de dívida, variando por programa e tipo de operação. Entre as negociações que podem ser efetivadas está a redução dos encargos por inadimplência incidentes sobre as prestações vencidas e não pagas; diluição do saldo devedor vencido entre as parcelas vincendas; concessão de prazo adicional para pagamento e redução de taxas e juros e concessão descontos para liquidação das operações com risco da União.

Para aderir à negociação, é preciso que o agricultor preencha uma carta com o pedido de adesão e protocole no banco até o dia 30 de setembro.

O modelo da carta de adesão, assim como informações detalhadas sobre as possibilidades de renegociação podem ser obtidos junto às agências bancárias e unidades da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em todo o Estado.

Os agricultores que não regularizarem suas dívidas perante as instituições financeira até o dia 30, ficarão impedidos de contratar novos financiamentos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete