12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rússia volta a comprar carne e leite processados de MS

2006-12-12 15:41:00

A Rússia voltará a comprar carne e produtos lácteos termicamente processados do Brasil, incluindo de Mato Grosso do Sul, conforme nota divulgada hoje pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A abertura de mercado é válida para os estabelecimentos habilitados a exportar carnes e derivados àquele país. Conforme a assessoria do Mapa, a retomada das importações englobam produtos de carne bovina e lácteos, desde que sejam industrializados e submetidos a tratamento térmico, sendo autorizada ontem pelo Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia.

Apesar dessa nova abertura, as restrições para a compra de animais vivos, carne suína, bovina e produtos de carne crua de suínos e bovinos de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná continuam.

“Essa flexibilização facilita principalmente a importação, pela Rússia, de pratos prontos para comercialização diretamente no varejo”, afirmou Odilson Ribeiro, diretor do Departamento de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Mapa. A permissão é mais um avanço junto ao mercado russo, que vem se mostrando mais receptivo à carne brasileira.

Em abril, a Rússia voltou a comprar carnes do Rio Grande do Sul, tomando a mesma atitude em relação a Mato Grosso no mês de agosto. Em outubro, a Rússia anunciou o fim das restrições comerciais à carne bovina e derivados crus de São Paulo e Goiás.

A suspensão de compra teve início em dezembro de 2.005, após serem confirmados focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná. A Rússia é o maior importador de carne brasileira, setor comercial que envolveu US$ 555 milhões apenas na compra de carne in natura em 2.005. Até agosto deste ano, as negociações com aquele país somavam cerca de US$ 67 milhões, segundo o Mapa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete