22.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cresce em 17,8% a venda de máquinas agrícolas

2007-03-08 16:19:00

As vendas de tratores e colheitadeiras no mercado interno cresceram pelo décimo mês consecutivo e o setor visualiza para o ano um crescimento superior aos 13,7% projetados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) no fim do ano passado.


Levantamento da entidade apontou um crescimento de 17,8% nas vendas internas de máquinas nos dois primeiros meses deste ano, em comparação com igual período de 2006.


Conforme Persio Luiz Pastre, vice-presidente da Anfavea, as previsões de safra recorde para grãos animaram as indústrias. "Em todos os Estados o que se nota é o interesse dos agricultores em retomar os investimentos e as vendas estão aumentando", afirmou.


Para ele, as vendas de tratores devem se manter aquecidas pelo menos até abril, quando se inicia a colheita da cana-de-açúcar no centro-sul do país. As vendas de colheitadeiras, devem voltar a se expandir em setembro, quando se inicia o plantio da safra de grãos 2007/08.



Seguindo a tendência inversa, as exportações de máquinas registraram pela primeira vez queda em receita e tendem a recuar mais em volumes nos próximos meses. Em fevereiro, as exportações recuaram 4,1% em receita, em relação ao registrado em igual mês de 2006, para US$ 167,9 milhões, mas mantiveram incremento de 0,7% no bimestre, totalizando US$ 329,508 milhões.


Em volume, os embarques recuaram 10% em fevereiro (para 1.209 unidades) e 11,6% no bimestre, para 2.861 unidades. "Estamos há dois anos com perda contínua em volumes. A queda em receita é o primeiro sinal de que as indústrias brasileiras perderão espaço no mercado externo", afirmou Pastre.
A Anfavea estima que os embarques tenham queda de 10% no ano em relação a 2006, para cerca de 20 mil unidades. Conforme Pastre, apenas o segmento de máquinas para cana-de-açúcar devem elevar embarques.


MAIS PRODUÇÃO


A produção de máquinas no primeiro bimestre aumentou 6,7% e a projeção do setor para o ano é de uma expansão de 1% sobre 2006, para 48 mil unidades.


A produção de máquinas agrícolas automotrizes totalizou 4.057 unidades em fevereiro, volume que representa um crescimento de 5,8% em relação a período correspondente do ano passado, quando foram produzidas 3.833 máquinas. Números divulgados há pouco pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que a produção de máquinas agrícolas em fevereiro subiu 28,5% no confronto com as 3.158 unidades fabricadas em janeiro último.




 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete