27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Período do vazio sanitário da soja termina no dia 30

2008-09-02 08:05:00

Há menos de um mês do término do período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso do Sul, as orientações da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) são para que os produtores permitam a entrada dos fiscais para verificação das propriedades, além de cadastrar as áreas a serem plantadas no sistema da Iagro. O período para cadastramento começou nesta segunda-feira (1°).

A maior parte das multas aplicadas pela Iagro diz respeito às regiões que não constavam na lista de fiscalização e por isso, receberam a autuação. “Mesmo os produtores que se cadastraram no ano passado, devem atualizar os dados para a safra 2008/2009. Somente com a ajuda dos agricultores é que a Iagro pode fiscalizar mais áreas e garantir que a ferrugem asiática da soja fique longe do Estado”, alerta Glaucy Ortiz, gestora de defesa vegetal da Iagro.

Além do não-cadastramento, a Iagro também autua as propriedades onde são localizados brotos da soja de safras passadas, conhecidos como tigüeras. O vazio sanitário teve início em 1° de julho, e é praticado em mais oito Estados.

Cadastro- Para o cadastro, o produtor rural deve acessar o site da Iagro www.iagro.ms.gov.br e clicar no lado direito no banner Produtor de Soja – Cadastre Aqui. Serão solicitados a inscrição estadual, CPF ou CNPJ do produtor, que em seguida irá informar, em hectares, a área que deverá ser utilizada no plantio de soja.

A seguir, será emitido um número de recibo chamado de Atual. Nos próximos acessos ao sistema, o número do Atual será pedido. Mais informações sobre o cadastro podem ser obtidas no telefone 0800 647 2788.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete