20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Corte nas taxas de importação de insumos reduz preços

2008-08-30 14:49:00

A inclusão do fosfato bicálcico, ácido fosfórico e do ácido sulfúrico na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul, com alíquota zero, aprovada pela Camex (Câmara de Comércio Exterior), vai estimular as importações desses produtos, aumentando a concorrência e contribuindo para baixar os preços de insumos básicos para a agropecuária, como sal mineral e adubo fosfatado.


Esta é a avaliação da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que atuou em conjunto com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em favor da medida. Segundo o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da entidade, Rodrigo Alvim, estes produtos servem de matéria-prima para a fabricação da suplementação mineral da alimentação animal, cujos preços em alta vêm contribuindo significativamente para o aumento dos custos da produção agropecuária.


A suplementação mineral tem peso significativo nos custos de produção da pecuária de corte, representando cerca de 23% dos custos operacionais efetivos da atividade. Apenas no primeiro semestre do ano, o custo da suplementação mineral subiu 80%, em média.


Segundo Antenor Nogueira, presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, a redução do imposto de importação do fosfato bicálcico veio em boa hora, uma vez que os preços da arroba do boi gordo não vêm conseguindo acompanhar a evolução de custos de produção.


"É importante que essa redução nos custos de importação do fosfato bicálcico chegue efetivamente até o bolso do produtor rural", diz Antenor Nogueira.


Conforme Rodrigo Alvim, os preços do sal mineral, de fundamental importância para os ganhos de produtividade da pecuária de leite, praticamente dobraram desde novembro do ano passado, aumentando de R$ 25,00 para R$ 50,00 a saca.


A razão destes aumentos está relacionada diretamente à elevação dos preços do fosfato bicálcico, responsável por 60% dos custos do sal mineral. "O aquecimento da demanda mundial por ácido fosfórico, matéria-prima fundamental para a produção do fosfato bicálcico, foi o principal responsável pelos aumentos do sal mineral", explica o presidente da Comissão Nacional da Pecuária de Leite da CNA.


Por esse motivo, a CNA e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento se empenharam na inclusão dessas matérias-primas na lista de exceção da TEC do Mercosul, com alíquota zero, pois facilitará as importações do ácido fosfórico e fosfato bicálcico de fora do Mercosul, que até agora entravam no País com alíquotas de 4% e 10%, respectivamente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete