29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Portaria autoriza abate na área de risco em 5 frigoríficos

2007-02-16 12:22:00

Os animais dos municípios de risco em Eldorado, Japorã e Mundo Novo que forem destinados ao abate imediato poderão ocorrer em mais dois frigoríficos, e não em três como era previsto. Segundo a portaria expedida pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal), em Eldorado os abates deverão ocorrer nos frigoríficos Fribrasil Alimentos Ltda. e Abatedouro Folador, em Iguatemi nas indústrias União de Iguatemi e Diplomata S/A Indústria e Comércio. Já em Mundo Novo os produtores poderão levar os animais para a empresa Abatedouro Folador & kereck Ltda.

Além de determinar quais indústrias estão autorizadas a realizar os abates, a portaria Iagro/MS N.º1.194, de 14 de fevereiro de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 16, regulamenta todos os procedimentos que deverão ser seguidos no trânsito de animais e seus produtos na região. Assim, ficará proibido todo trânsito de animais susceptíveis a febre aftosa nos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo, exceto para os abates imediatos dos animais reagentes ao vírus da aftosa.

Os animais destinados aos abate imediato, só poderão ocorrer após o lacre da carga pela IAGRO, que realizará o embarque acompanhado e com inspeção clínica dos animais, a autorização para o trânsito deverá ser feita com antecedência mínima de setenta e duas horas, informando a data do embarque, número total de animais e o local de abate dos animais. Os veículos também deverão sofrer processo de higienização e não poderão usar palha-de-arroz e maravalha.

Outra orientação é que a carne obtida dos animais deverá ser maturada e desossada e os demais produtos e subprodutos submetidos a tratamentos físicos ou químicos capazes de inativar o vírus da Febre Aftosa, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Para a venda nos municípios da área de risco, a carne poderá ser apenas desossada, sendo que os ossos, vísceras, couro e outros subprodutos obtidos do abate dos animais deverão ser destruídos ou submetidos a tratamentos físicos ou químicos capazes de inativar o vírus da Febre Aftosa.

Já quanto ao leite e seus derivados, a portaria autoriza a saída dos produtores, desde que recebam tratamento para eliminação do vírus da febre aftosa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete