13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

CNA prevê redução no rebanho de gado do Brasil este ano

2008-07-16 20:20:00

Em nota distribuída agora há pouco, o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte, da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Antenor Nogueira, afirmou que o rebanho de gado do Brasil deve fechar o ano com 191,2 milhões de cabeças, queda de 0,98% em relação as 193,1 milhões de cabeças de 2007.

Segundo ele, 23,02% desse total devem ser abatidos. As exportações devem fechar o ano com um saldo de US$ 4,7 milhões. Apesar dos números, Nogueira alerta para a escassez de boi vivida pelo mercado brasileiro. "Não tem boi. Os frigoríficos estão dando férias aos funcionários e diminuindo a carga de trabalho", afirma na nota.

Nogueira lembra que mesmo nesse processo de falta de animais, o setor já passou por momentos piores há pouco tempo. "Em junho de 2006, a arroba custava R$ 55,61, o menor preço dos 50 anos." Para Nogueira, o vilão dos preços altos praticados atualmente no mercado é a suplementação mineral.

De acordo com o presidente do Fórum Nacional, os sais minerais correspondem a mais de 23% dos custos de produção, enquanto que adubos e sementes forrageiras representam 8,5% e 8,2%, respectivamente. "É impossível produzir sem sais minerais. Ainda bem que o governo acordou e percebeu que o monopólio das minas brasileiras está dificultando alguns processos."

Nogueira conta que de fevereiro de 2003 a abril deste ano, os custos operacionais subiram 67,2%, enquanto que os preços pagos ao produtor cresceram 31,06%, menos da metade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete