21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Preço alto não inibe venda de insumos agropecuários

2008-07-16 15:49:00

Os agricultores brasileiros iniciam os preparativos para a safra 2008/09 cautelosos diante da escalada dos preços de insumos neste ano. Mas, com a cotação das commodities agrícolas em alta no mercado internacional e a firme demanda por alimentos, o produtor deve manter os investimentos em tecnologia para garantir boa safra. A perspectiva das indústrias de fertilizantes e defensivos agrícolas indica aumento de até 6% nas vendas. Para o diretor-executivo da Associação das Misturadoras de Adubos (Ama-Brasil), Carlos Eduardo Florence, o ritmo deve ser mantido porque não houve alteração nos fatores que puxaram a demanda por alimentos em 2007. "O preço das commodities segue forte e a relação estoques/consumo continua baixa, o que estimula o avanço do plantio."

O aumento dos custos de produção fez parte dos agricultores brasileiros alterarem o calendário de compras de insumos para a safra 2008/09. Os produtores anteciparam compras de fertilizantes, repetindo movimento do ano passado, na tentativa de se protegerem contra a escalada de preços. Os números preliminares da associação mostram que as entregas de adubos no primeiro semestre cresceram cerca de 20%, para pouco mais de 11 milhões de toneladas.

Fontes do setor calculam que, deste total, cerca de 1,5 milhão de toneladas representam a antecipação de compras de fertilizantes. Florence observa que o cenário de alta prevalece. "O cloreto de potássio que está chegando agora ao mercado custou em média US$ 800 a tonelada. Mas, para entregas em agosto, o produto está em média US$ 1.000/tonelada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete