13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Próxima safra terá 4% de milho modificado

2008-07-16 13:21:00

A safra de verão do milho deverá contar com pelo menos 400 mil hectares de transgênicos, o equivalente a 4% da área total da safra anterior. A estimativa do setor é de que 400 mil sacas do novo Organismo Geneticamente Modificado (OGM) sejam ofertadas por empresas do setor. O plantio exige em média uma saca de sementes para cobrir um hectare. A expectativa é que a produtividade seja 15% maior que a convencional, que produz em média 3 toneladas por hectare.


Leonardo Sologuren, diretor da Céleres, acredita que a nova tecnologia não restringirá as exportações . "O prêmio pelo convencional no ano passado foi um nicho de mercado. Na época, os Estados Unidos e a Argentina, maiores fornecedores da União Européia, não podiam atender a demanda ", explica Sologuren. Quase toda a produção dos dois é de milho transgênico.

A gerente de agroenergia da AgraFnp, Jacqueline Bierhals, acredita que o produtor será um pouco cauteloso em adotar a nova tecnologia. "Os fatores decisivos serão custo e produtividade. O produtor pode ficar com medo de perdas", avalia. Mas mesmo assim, a gerente acredita que alguns produtores poderão plantar em pequena escala para uma experiência. De acordo com a consultoria, o custo variável de uma lavoura de milho com alta tecnologia para a próxima safra é de R$ 2 mil por hectare.

Cássio Cruz Camargo, secretário executivo da Associação Paulista dos Produtores de Sementes (APPS), diz que a semente compõe cerca de 10% do custo da lavoura. "Não vejo motivo para o produtor não plantar. A economia será imensa", avalia. Ele acredita que milho convencional continuará sendo plantado, a exemplo da soja. "A lavoura convencional é necessária para que a lagarta não se torne resistente à biotecnologia".

Reunião na CTNBio

Os integrantes da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) voltam a se reunir hoje e amanhã em Brasília (DF). Na pauta da 115 reunião constam quatro solicitações para milho, quatro para algodão, uma para arroz e uma para soja resistentes a herbicida. A Monsanto, Bayer e Syngenta são os requisitantes.

Gazeta Mercantil

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete