27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Zoneamento agrícola do milho é aprovado para Ms

2008-07-09 12:43:00

Ao mesmo tempo em que realiza o vazio sanitário da soja – iniciado no dia (1º) e que vai até 30 de setembro – Mato Grosso do Sul irá desenvolver ações de zoneamento agrícola de risco climático para o milho.

A determinação é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que publicou dia (2) portarias abrangendo cinco Estados (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais). 

Classificado como um estudo e atuando como um comportamento defensivo, o zoneamento agrícola de risco climático analisa quais os melhores períodos para plantio por município, por tipo de solo e por ciclo de cultivares, de forma a reduzir as chances de adversidades climáticas. A expectativa é de que as colheitas sejam favoráveis por oito anos, e que os resultados sejam satisfatórios por dez anos. 

Na safra 2007/2008, Mato Grosso do Sul produziu 6,27 milhões de toneladas de milho em uma área plantada de 97,3 mil ha. Dessa forma, o Estado contribuiu com 11,70% da produção regional. 

Já no vazio sanitário, a orientação do Mapa é de que não seja desenvolvida uma safrinha da cultura, de modo a diminuir a probabilidade de aparecimento de focos da ferrugem asiática. 

Em Campo Grande, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)  treinou na quarta-feira (2) os fiscais que irão atuar na verificação das plantações e na aplicação de multas àqueles que não cumprirem as diretrizes da lei 3.333/2006. No ano passado, 37 municípios não apresentaram focos de ferrugem asiática da soja.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete