32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Agricultura com incentivo ao plantio de erva-mate

2008-07-01 18:56:00

O estímulo pelo surgimento de novos plantios de erva-mate é um programa de ação da Embrapa Florestas, em parceria com a Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho, no Rio Grande do Sul. O objetivo é aumentar a produção de erva-mate em sistemas de arborização controlada, que consiste na introdução do componente arbóreo em ervais com o objetivo de aumentar a biodiversidade produtiva dos monocultivos, possibilitando maior rentabilidade aos produtores e sustentabilidade às propriedades. Nesse sistema, o número de árvores a ser plantado por hectare fica entre 50 e 100.  

A erva-mate é uma espécie nativa do Brasil produzida em sua maior parte por agricultores familiares dos estados do Sul do Brasil e do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizada tradicionalmente para a produção de chimarrão e chás, a erva-mate constitui-se numa atividade com impactos altamente positivos, contribuindo para a geração de emprego e renda para as pequenas propriedades da região, além de ser uma boa alternativa ambiental, já que seu cultivo não exige o uso de agrotóxicos.  

O programa de arborização de ervais tem vantagens, como explica o pesquisador da Embrapa Florestas Amilton Baggio. Segundo Baggio, o objetivo desse sistema é proteger a cultura principal – neste caso, a erva-mate – e produzir no espaço vertical, o que possibilita aumento de renda para o agricultor. Isto ocorre com a exploração das espécies florestais para a produção madeireira ou de frutos.


Entre os benefícios da arborização dos ervais, o pesquisador cita o aumento da produção que ocorre devido à melhoria das condições climáticas e do solo. E acrescenta: “Há uma agregação de valor ao produto uma vez que o mercado paga mais pela erva sombreada, considerada de melhor qualidade. Outra vantagem é a diminuição dos danos causados por pragas, principalmente a broca da erva-mate”.


No que diz respeito à rentabilidade desse sistema, há dois importantes aspectos a serem considerados: a população arbórea insere a ocupação produtiva do espaço vertical, que terá em seu momento o devido retorno econômico, proporcional à qualidade das espécies escolhidas para a arborização; por outro lado, os serviços ambientais resultantes, principalmente seqüestro de carbono, amenização do clima e conservação da água, atendem ao apelo da sociedade, que valoriza em forma crescente produtos oriundos deste tipo de sistema que ajuda a diminuir impactos negativos à natureza.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete