32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vazio sanitário da soja começa hoje no estado

2008-07-01 15:27:00



Desde hoje e até o dia 30 de setembro não pode crescer um pé de soja sequer em todo território de Mato Grosso do Sul. O vazio sanitário da soja é um esforço para controlar a ferrugem asiática, praga causada por um fungo que atinge a folhagem da planta e provoca quebra significativa na produtividade.

Até abril deste ano havia sido registrado 538 casos de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul, a maior parte dos casos na região Sul do Estado, mas também em Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, grandes produtores de soja. O Paraná lidera o número de registros da doença com 1.038, Goiás vem em terceiro com 238 casos. Na safra passado foram contabilizados 2.778 focos, sendo 747 na Bahia, 662 no Paraná e 613 no Mato Grosso do Sul, os três estados com mais registros da doença.

Desde 2006 foi instituído o vazio sanitário, um espaço de tempo sem a presença da cultura da soja, suficiente para o fungo desaparecer, já que não há defensivos agrícolas eficientes contra a praga ainda. Neste ano, pela primeira vez o Paraná e a Bahia são incluídos na medida. Também terão vazio sanitário Goiás, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. No total, nove estados se juntam para combater a ferrugem.

A regra geral para todas as regiões é a proibição de cultivo da soja no período estabelecido e também a eliminação de soja voluntária ou tigüera (plantas originárias dos grãos caídos no solo). Em safras passadas, a soja voluntária e as semeaduras de soja irrigada, na entressafra, serviram como uma “ponte verde” para a permanência do fungo no ambiente, causando a incidência precoce da doença na safra de verão.

Há datas diferentes para se observar o vazio sanitário, em alguns começa mais cedo. Em Mato Grosso e no Paraná o período já começou, no dia 15 de junho, e termina dia 15 de setembro; Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais cumprem o vazio sanitário de hoje (1) até 30 de setembro; no Maranhão e na Bahia a temporada sem soja começa dia 15 de agosto e vai até 15 de outubro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete