19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vazio Sanitário da soja passa a valer a partir de amanhã

2008-06-30 10:18:00

 A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) alerta os produtores para o cumprimento da Lei 3.333/2006 que estabeleceu o vazio sanitário da soja a partir do dia 1º de julho, terça-feira da próxima semana. Segundo Glaucy Ortiz, gestora da área de Defesa Sanitária Vegetal, a fiscalização será intensificada, com a cobertura de 100% em algumas áreas, como no município de São Gabriel do Oeste, por exemplo.


 “Em cidades onde não houver o fiscal sanitário, estaremos deslocando técnicos da Iagro dos municípios mais próximos. É importante que o agricultor esteja atento pois não haverá mais ações de orientação e sim de aplicação de multas no caso de descumprimento da lei”, explica a gestora da Iagro.

       Os produtores que foram autuados têm direito à defesa no prazo de 15 dias junto à Iagro. Para tirar dúvidas ou fazer denúncias, a agricultor pode telefonar para 0800-6472788. A Iagro também fiscaliza a destruição de plantas voluntárias, além do monitoramento, controle e comunicação de ocorrência da doença.

       Em 2007 muitos municípios não apresentaram comunicação de focos de ferrugem. São eles: Alcinópolis, Água Clara, Anastácio, Anaurilândia, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Brasilândia, Caracol, Cassilândia, Corguinho, Corumbá, Coxim, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Ladário, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Taquarussu, Terenos e Três Lagoas.

           Ferrugem       


   A ferrugem da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, foi identificada pela primeira vez no Continente Americano, no dia 5 de março de 2001 (W.M. Paiva), na localidade de Pirapó (Itapúa), Paraguai. Verificou-se, posteriormente, ao final dessa safra, que a doença já estava amplamente disseminada no Paraguai e no Estado do Paraná.

        No Brasil, a doença foi constatada nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso. Os municípios mais atingidos foram: Passo Fundo, Cruz Alta, Cruzaltinha (RS); Ortigueira, Ponta Grossa, Guarapuava (PR); Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel D´Oeste (MS); Chapadão do Céu, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Portelândia, Santa Rita do Araguaia (GO), e Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças (MT).

          Contágio
        Os uredosporos são facilmente disseminados através do vento, para lavouras próximas ou a longas distâncias; porém, não são transmitidos pela semente. Supõe-se que esporos do fungo tenham atravessado o Oceano Atlântico, vindo dos Países do Sul da África (Zimbabwe, Zâmbia e África do Sul), onde a doença vem causando severas perdas nos últimos quatro anos. Os primeiros sintomas da ferrugem são caracterizados por minúsculos pontos (no máximo 1 mm de diâmetro) mais escuros do que o tecido sadio da folha, de uma coloração esverdeada a cinza-esverdeada.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete