19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Famasul diz que fechamento de frigorífico é especulação

2008-06-27 19:11:00

Produtores rurais estão classificando como especulativa as notícias de paralisação de abates em frigoríficos que atuam em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) encaminhou nota à imprensa informando que somente o frigorífico Independência, de Campo Grande, paralisou as atividades. No dia 25, a entidade informou que outros três frigoríficos também haviam parado.

Conforme a nota da Famasul, os produtores enfrentam um momento difícil, com barreiras sanitárias, a venda de matrizes e entressafra. O reajuste de 12% dos trabalhadores rurais e o aumento de 50% dos fertilizantes também contribuem para a redução da margem de renda do setor. Por estes motivos, informa a nota, o fechamento dos frigoríficos pode ser encarado como manobra especulativa.

“Reconhecemos que os frigoríficos são peças fundamentais para a pecuária de corte, mas não é justificável tal manobra. Em plena entressafra, num período de recuperação da atividade para os produtores rurais, quando os preços dos alimentos e dos produtos agrícolas sinalizam aumento em todo o mundo, não é aceitável nos depararmos com preços negativos e com estratégias perniciosas como a publicação de matérias especulativas”, diz a nota.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete