24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Aprovado zoneamento para o plantio da soja em 8 estados

2008-06-25 12:53:00

Portarias aprovando o zoneamento agrícola de risco climático para cultura da soja em oito estados, safra 2008/2009, foram publicadas no Diário Oficial da União dessa terça-feira (24). São beneficiados o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Notas Técnicas anexas às portarias apresentam as metodologias utilizadas além de relacionar os municípios que atendem aos parâmetros de risco climático para o cultivo, os tipos de solo e os períodos mais indicados para o plantio da soja nos estados.

A região Centro-Oeste é maior a produtora de soja (Glycine max L. Merrill), e responde por mais de 45% da produção nacional. O Distrito Federal, que tem a área plantada relativamente pequena, apresenta a maior produtividade para a cultura na região. Já o estado de Goiás produziu 6,57 milhões de toneladas de soja em área de 2,17 milhões de hectares, contribuindo com 22,64% da produção regional. Mato Grosso do Sul produziu 4,56 milhões de toneladas em 1,73 milhões de hectares, na safra 2007/2008.

Mato Grosso tem a maior área plantada de soja no País, com 5,65 milhões hectares. Minas Gerais produziu 2,52 milhões de toneladas de soja em 874 mil hectares, contribuindo com 63,17% da produção regional. São Paulo produziu 1,47 milhões de toneladas de soja numa área de 526 mil hectares, contribuindo com 36,83% da produção regional.

O estado do Paraná plantou 3,93 milhões de hectares e colheu 11,91 milhões de toneladas do grão, o que corresponde a 57,70% da produção regional. Em Santa Catarina a cultura ocupou, na safra 2007/08, uma área de 376 mil hectares colhendo uma produção aproximada de 1 milhão de toneladas.

A escolha da época de semeadura, indicada no zoneamento é fundamental para que não ocorra quebra na produção da cultura. A regionalização das épocas do plantio tem como objetivo principal a redução dos riscos associados aos fatores climáticos.

O zoneamento agrícola de risco climático indica períodos de plantio por município, por tipo de solo e por ciclo de cultivares de forma a reduzir as chances de adversidades climáticas coincidirem com a fase mais crítica da cultura. Seguindo esses indicativos, existe a probabilidade de ocorrerem 8 anos favoráveis a boas colheitas, em um horizonte de 10 anos.

Mais informações no site do Mapa, www.agricultura.gov.br.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete