19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aftosa: OIE decide sobre Mato Grosso do Sul em agosto

2008-06-18 11:21:00

O dia 23 de julho de 2008, uma quarta-feira, pode ser decisivo para Mato Grosso do Sul no que diz respeito à certificação do Estado como área livre de febre aftosa. Está marcada uma reunião sede da OIE (Organização Mundial de Epizotias), em Paris, na França, entre técnicos do órgão, representantes do governo federal e de Mato Grosso do Sul.

A informação foi repassada, nesta manhã, pela secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa ao final de evento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. A secretária explicou que os técnicos do Estado vão esclarecer à OIE as ações que Mato Grosso do Sul vem desempenhado para garantir que a sanidade animal do rebanho esteja à altura dos padrões internacionais.

“Enfrentaremos uma comissão de técnicos. Seremos julgados. Mas, estou confiante de que nos sairemos bem. Há muito o Estado vem tomando medidas para garantir sanidade animal”, salientou.

A expectativa é de que até o mês de agosto, o Estado tenha resposta sobre o pedido. No mês de maio, a OIE reconheceu 10 estados e o Distrito Federal como áreas livres da doença mediante a imunização dos rebanhos, deixando apenas Mato Grosso do Sul de fora.

Desde então, MS vem se preparando para prestar esclarecimentos aos técnicos da OIE. A idéia é informar sobre as medidas tomadas, sobretudo, na região de fronteira para evitar a volta da febre aftosa.

O último foco foi registrado em 2005 e abalou o mercado interno de carne. A principal medida sanitária adotada pelo Estado foi a criação da ZAV (Zona de Alta Vigilância), que se estende por toda a fronteira com o Paraguai e Bolívia.

A extensa fronteira torna o Estado mais vulnerável e, portanto, a preocupação da OIE foi vista com naturalidade pelas autoridades de Mato Grosso do Sul.

RIGOR –
Quando da negativa da OIE, em maio, o governador André Puccinelli (PMDB) chegou a se queixar do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Ele não quis colocar a culpa no órgão, mas reclamou de “alguns fiscais do Mapa” que, segundo ele, são rigorosos demais com o Estado. “Ficam tentando achar pêlo dentro do ovo”, comentou.

A secretária esclarece que não foi adotada qualquer medida nova, apenas serão apresentados relatórios detalhando o trabalho que vem sendo realizado pelo governo.

A secretária ainda não sabe se estará presente à reunião do dia 23 de Julho, mas de antemão revela que gostaria que estivessem ela e o governador no encontro com os técnicos da OIE.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete