27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Governo estuda meios de conter aumento dos fertilizantes

2008-06-17 14:51:00

Em vista dos aumentos dos preços de fertilizantes, o governo brasileiro quer diminuir a dependência do país quanto à importação desses produtos, ampliando a produção nacional.

Outra idéia estudada pelo governo é a estatização da produção de adubos. A Petrobrás já analisa a viabilidade de implantação de uma fábrica de fertilizantes nitrogenados no Norte do Espírito Santo. Isso porque o Estado é um dos maiores supridores internos de gás natural, principal matéria-prima da uréia e da amônia.

A alta dos fertilizantes é apontada como um dos vilões dos preços históricos dos grãos e, conseqüentemente, do aumento dos preços de alimentos.

Segundo o último levantamento da Scot Consultoria, de maio para junho o nitrato de amônio, por exemplo, subiu 9,84%, sendo cotado, atualmente, a R$1.060,00/tonelada. Comparado ao mesmo período do ano passado, o aumento foi de 35,72%.

A crescente demanda mundial, por parte dos países emergentes, e os preços recordes do petróleo são os grandes responsáveis pela valorização dos adubos nitrogenados.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) investigará as causas dos aumentos do petróleo a pedido do G8 (EUA, Japão, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Canadá e Rússia). O grupo acredita que, assim como no caso das commodities agrícolas, a especulação no mercado futuro é a causadora dos reajustes.

A previsão para os próximos meses continua sendo de alta para o petróleo, mesmo com o anuncio da Arábia Saudita de que aumentará sua produção. Com isso, os fertilizantes também devem continuar subindo, ainda mais com a proximidade da nova safra na América do Sul, quando a demanda pelo produto aumenta. (CMR)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete