13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Exportação de milho deve se aquecer com preço recorde

2008-06-07 23:23:00

Os preços recordes do milho no mercado de Chicago, referência internacional, devem colaborar para a intensificação de negócios de exportação do cereal brasileiro, na medida em que o mercado local pode perder um pouco de sua atratividade, disseram fontes do mercado.

Atualmente, ainda vale mais a pena vender o milho no mercado interno, que paga um valor superior ao indicado para exportação.

Tomando por base o indicador Esalq/BM&F, o milho é cotado na importante praça de Campinas (SP) a R$ 25,52 por saca de 60 kg, contra R$ 23,10 na base FOB do porto de Paranaguá, o principal para exportação do produto no país.

Mas isso pode mudar, com a bolsa de Chicago refletindo preocupações com a safra norte-americana e impulsionada também por compras de investidores relacionadas à alta do petróleo.

"Temos uma série de contratos atuais de empresas que os fizeram para exportação com possibilidade de mercado interno. Até o momento, estavam destinando uma boa parte para o mercado interno, dada a sua atratividade. Mas, se essas altas internacionais permanecerem um pouco mais, podem atrair novas vendas para o mercado externo", disse Lucílio Alves, pesquisador do Cepea/Esalq.

Segundo ele, a diferença entre o que é pedido no mercado interno e o valor de exportação poderia ser encurtada em favor das vendas externas, considerando que os preços domésticos agora passam a atuar um pouco mais sob o efeito da pressão da colheita da segunda safra do país.

No Mato Grosso, que deve vir com uma safrinha recorde, a colheita já está começando. No Paraná, outro importante produtor, os trabalhos nas lavouras começam mais tarde, mas se o clima continuar colaborando, a oferta também será abundante.

"Não há outra alternativa, vamos ter boa produção interna, e há necessidade de exportação (para enxugar o excedente), e isso acontece depois da safrinha, de agosto para frente."

Um limitador para exportações de milho, no entanto, é o câmbio desfavorável, acrescentou ele, lembrando que os preços mais altos em Chicago podem aquecer especialmente os negócios com entrega futura, após a colheita da safrinha, quando os embarques efetivamente ganham força.

Os protestos de produtores na Argentina, que paralisam as suas vendas, por outro lado, podem beneficiar embarques do Brasil no curto prazo.

Apesar de os negócios no mercado interno estarem ao longo do ano mais vantajosos, o Brasil exportou de janeiro a maio 8 por cento a mais em relação ao mesmo período de 2007, segundo Alves, um volume de 2,6 milhões de toneladas.

O governo estima exportações de 11 milhões de toneladas para este ano, levemente acima do ano passado.

Petróleo interfere – A alta do petróleo, que acaba interferindo no mercado de milho nos Estados Unidos, uma vez que os americanos produzem etanol a partir do cereal, deve colaborar para a sustentação dos preços em Chicago e, por consequência, para o favorecimento de exportações do grão brasileiro.

"Se você acompanhar o gráfico milho/petróleo, o milho está defasado em relação às últimas altas do petróleo. É bem provável que o milho lá fora vai subir, aí ele pode encontrar paridade de exportação no Brasil", disse Rodrigo Zobaran, corretor da Pasturas, no interior de São Paulo.

Ele lembrou ainda que as chuvas excessivas que atingem a região produtora dos Estados Unidos, que podem prejudicar o desenvolvimento e o término do plantio, são outro fator altista no mercado de Chicago, que pode beneficiar indiretamente o Brasil.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete