19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comitiva de MS reúne-se com OIE amanhã

2008-05-27 20:29:00

O governador André Puccinelli, a secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Correa da Costa, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Ademar Silva Junior, participam na quarta-feira, dia 28, de uma reunião com os técnicos da Organização Internacional de Epizootias (OIE), em Paris. A reunião apontará quais as ações que devem ser tomadas por Mato Grosso do Sul para que em 60 dias, o Estado seja novamente avaliado.

“O governo do Estado e os produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm se esforçado para que o estado obtenha o status de Área Livre. Nesse primeiro momento, não teremos prejuízo com a não liberação pela OIE”, comentou o presidente da FAMASUL.

A OIE declarou nesta terça-feira (27) a liberação de 10 estados brasileiros mais o Distrito Federal e adiou para julho a avaliação sobre o status sanitário de Mato Grosso do Sul. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, descartou que a mudança no status possa incrementar a receita com exportações no curto prazo, já que existe uma baixa oferta de animais para abate no mercado interno brasileiro.

Conforme o presidente da entidade, a demanda por alimentos, entre eles a carne bovina, continua com tendência de alta. “O valor da arroba não deve não tende a cair”, destacou o presidente da entidade. A assessora de economia da FAMASUL, Adriana Mascarenhas, concorda e aponta que, só um seca muito forte pode aumentar o cenário do mercado bovino. “O prognóstico de curto a médio prazo é uma tendência de alta, até porque houve uma forte redução de oferta e as escalas continuam curtas nos frigoríficos”, apontou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete