27.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Governo vai renegociar parte da dívida agrícola de R$ 87 bi

2008-05-27 06:26:00

O governo anuncia amanhã (27) três medidas para incentivar e melhorar a produção agrícola no país, anunciou hoje (26) o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, após participar de almoço promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo. A primeira, segundo Stephanes, será uma medida provisória que estabelece a restruturação das dívidas rurais em todos os setores da atividade. O montante total do débito é de R$ 87 bilhões, mas ele não será renegociado integralmente.

De acordo com o ministro, a segunda medida criará, por meio de decreto, adidos agrícolas do Brasil nos principais mercados de interesse nacional, como Estados Unidos, União Européia, Rússia, Japão, China, África do Sul e Argentina.

A terceira medida de apoio à atividade agropecuária, informou o ministro, é um projeto de lei que cria um fundo de catástrofe para dar sustentação ao um sistema de seguros para a área agrícola. “Eu diria que isso é indiretamente um resseguro, só que ele só se aplica em momentos de catástrofes maiores e isto é regulado pelo próprio projeto de lei”.

Stephanes ressaltou que os recursos serão liberados por emissão de títulos públicos ou resgatados de acordo com as necessidades. “Como já temos cálculos de probabilidade de médio e longo prazos, então isso acaba se compensando. O volume vai sendo de acordo com as necessidades”.

O ministro também reiterou que o aumento dos preços dos alimentos está ligado ao crescimento do consumo em todo o mundo. Segundo ele, o Brasil pode contribuir para a queda dos preços expandindo a produção. “A decisão de governo para o Brasil colaborar com o mundo é produzindo mais excedentes. Então, o Brasil, além de alimentar sua população, além de produzir energia limpa, tem que aumentar sua produção de excedentes para ajudar a equilibrar as necessidades do mundo. É dessa forma que vamos nos comportar”.

Ainda segundo o Stephanes, o próximo plano de safra já está sendo discutido com o Banco Central, o Ministério da Fazenda e presidência da República. A meta é fazer com que o Brasil continue batendo recordes em termos de produção. “Essa é a melhor maneira que o Brasil tem de colaborar com o mundo e com ele mesmo e aproveitar uma janela de oportunidades que se abriu para o país”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete