26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Decreto permite abate comercial de gado em 3 municípios

2007-02-11 08:25:00

Os criadores de gado dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo terão isenção total de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) na venda dos animais. A decisão foi tomada na noite de hoje pelo governador André Puccinelli, durante reunião com os prefeitos dessas cidades e com proprietários de três frigoríficos da região.

Segundo a assessoria do governo estadual, os incentivos fiscais vão chegar a R$ 18 milhões no final do processo. Além da isenção, o governador definiu hoje à noite regulamentar o abate comercial de cabeças de gado na região, considerada de alta vigilância devido aos registros de aftosa nos três municípios.

Ainda de acordo com a assessoria, o governo vai indicar o gado que pode ser abatido pelos frigoríficos. Para isso, será montado um grupo de trabalho, formado pela Secretaria de Segurança, de Produção e a de Fazenda.

O gado será abatido, desossado, sendo a carne resfriada e maturada para depois ser comercializada, providências que segundo Puccinelli vão garantir melhor controle de toda a área. Os dois frigoríficos da região que estão em funcionamento já vão adotar a nova medida.

O terceiro que estava com as atividades paralisadas retomará os trabalhos na próxima quarta-feira. A reunião desta noite contou com a presença dos prefeitos de Eldorado, Mara Caseiro (PDT), Mundo Novo, Humberto Amaducci (PT), e Japorã, Rubens Freire Marino (PT), além dos proprietários dos frigoríficos e do secretário de segurança, Wantuir Jacini e do governador.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete