26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Mapa quer garantir abastecimento de 4 produtos

2008-05-12 19:08:00

Políticas para quatro produtos considerados sensíveis – feijão, arroz, trigo e milho – estão sendo implementadas pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

“O objetivo é amenizar os impactos do abastecimento para o consumidor interno. Somos auto-suficientes em arroz, temos estoques do governo e privado para 90 dias”, afirmou o ministro, Reinhold Stephanes, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (12), durante o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), que se realiza em São Paulo.

Em relação à dívida agrícola, o ministro ressaltou que, se o agricultor se capitalizar e obtiver renda, haverá aumento da produtividade. “Para isso, a reestruturação da dívida é um item muito importante. Todo o estudo está pronto e a expectativa é de que a Medida Provisória seja assinada ainda nesta semana”, informou.

Outro tema destacado por Stephanes foi a questão do zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar a ser apresentado em julho deste ano. ”Para executar o levantamento, respeitamos todas as questões sociais, ambientais e agrícolas”, disse o ministro.

O ministro disse ainda que 50% do mercado mundial de carnes é movimentado pela produção brasileira e que quatro mil municípios estão envolvidos no agronegócio. Stephanes reafirmou que o Brasil tem a vantagem de produzir para suficiente para suprir o mercado interno e aumentar, cada vez mais, a produção de excedente para exportar.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete