13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Aftosa: Iagro prevê 11,5 milhões de animais vacinados em MS

2008-05-07 16:04:00

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) prevê vacinar 11,5 milhões de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul durante a campanha contra a febre aftosa, iniciada no dia 1º deste mês. 

A campanha segue até o dia 31 de maio no planalto, onde devem ser vacinados animais com até 24 meses. Já no pantanal, onde todo o rebanho – de mamando a caducando – deve ser imunizado, a vacinação segue até 15 de junho. Na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), o período de vacinação será de 1º a 30 de junho, ao mesmo tempo da campanha no Paraguai. Na região, todo o rebanho de bovinos e bubalinos também deverá ser vacinado. 
 
“Na ZAV, a vacinação será oficial com acompanhamento direto da Iagro. Além disso, todas as vacinas serão doadas pelo órgão em parceria com o Ministério da Agricultura, sem custos para o produtor”, informa o diretor-presidente da Agência Roberto Bacha. Ele acrescenta que os procedimentos para a imunização serão iguais aos adotados na campanha de fevereiro. “Os produtores dessa região deverão agendar a aplicação da vacina junto aos fiscais da Iagro”, explica.

A previsão é que 800 mil animais sejam imunizados na ZAV, que compreende uma faixa de aproximadamente 15 quilômetros de largura, a partir da linha de fronteira com o Paraguai, que se estende pelos municípios de Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo. 
 
Após o encerramento da campanha, os produtores terão 15 dias para fazer o registro da vacina junto às unidades da Iagro. 
 
“A Iagro já está acompanhando a vacinação na periferia, em aldeias e assentamentos da área do planalto e também onde existe a necessidade da agulha oficial”, conclui Roberto Bacha.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete