23.1 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Expectativa de boa colheita anima produtores

2007-02-09 09:36:00


              Após tres anos decepcionantes, parece que finalmente os sojicultores do Mato Grosso do Sul terão todo o seu trabalho e investimento recompensados com uma boa safra que lhes permitirá uma certa folga no orçamento e na maioria dos casos na quitação de débitos contraídos junto aos agentes financeiros nos anos de carestia. Mas, há uma ressalva a ser feita: Mesmo com a alta produtividade, a tendência é a manutenção de preços insatisfatórios no mercado internacional, agravada pela política cambial do governo que desvaloriza o dólar. É provável que, para muitos, a receita obtida com a boa safra seja insuficiente para honrar os compromissos, mas em todo, caso sempre será melhor do que as últimas colheitas. Até porque, outra frustração de safra levaria a uma quebradeira geral em todos os segmentos econômicos da região de Amambai.

                Segundo o técnico agrícola  Sérgio Costa Curta, felizmente tivemos uma temporada de chuva, a melhor dos últimos dez anos, na época certa. Entretanto com a crise dos últimos anos, houve uma significativa redução da área plantada, caindo para 29 mil hectares no município de Amambai, quando já foram cultivados 36 mil hectares em anos anteriores.

                Segundo Costa Curta, a produtividade média do município nos últimos anos em safras normais foi de 51,2 sacos por hectares. Os últimos três anos, essa produtividade caiu pela metade. A expectativa, tanto do técnico agrícola quanto dos produtores, é que se retorne à média histórica de Amambai.Ou seja, um total de produção de 1,5 milhões de sacas de soja.

                O presidente do Sindicato Rural de Amambai, ele mesmo um sojicultor, expressa sua satisfação em constatar que finalmente os produtores que ele representa terão um ano, senão de completa bonança, pelo menos dentro de padrões normais.

Há uma ressalva a ser feita: Mesmo com a alta produtividade, a tendência é a manutenção de preços insatisfatórios no mercado internacional

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete