21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

IBGE prevê safra agrícola nacional recorde este ano

2007-02-08 18:56:00

  

Safra nacional de grãos 2007 deverá crescer 9,7% em relação à safra passada.
A safra agrícola nacional poderá ser recorde em 2007, com produção de 127,9 milhões de toneladas, se ao longo do ano o desempenho do setor confirmar a primeira avaliação realizada em janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A tendência de crescimento da produção de grãos em 9,7 % em relação a 2006 (116,6 milhões de toneladas) consta da pesquisa Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgada ontem (7).

Outras 11 estimativas de safras serão realizadas pelo instituto.

A projeção da safra 2007 feita em janeiro supera em 3,2 ponto percentual a anterior.

A estimativa se baseia no bom desempenho das lavouras de algodão, soja e milho (segunda safra), principalmente em Mato Grosso, com aumento de produtividade e de área plantada. Segundo o gerente da pesquisa, Neuton Alves Rocha, o estímulo para os agricultores "foi dado pelas boas condições climáticas nas zonas produtoras e pela recuperação do preço no mercado interno e para futuras exportações”.

O técnico do IBGE observou que os países vêm dando mais importância à questão energética e a energia limpa, com o uso de óleos de origem vegetal, como o da mamona, da soja, do girassol e do pinhão–manso, “que será bastante  importante para o Brasil, que tem pesquisa bem desenvolvida pela Embrapa”.

Rocha disse que os preços do milho podem reagir para cima. Segundo ele, no cenário externo o que se pensa no momento é que a safra americana de milho terá que ser maior para atender o consumo interno, que será substantivo em relação à produção de álcool e a produção de etanol. “Lá nos Estados Unidos o milho é a matéria prima para a produção desse álcool. Nos achamos que aumentando a área de milho diminuirá a área de soja, e conseqüentemente a exportação de milho americana  também deverá diminuir. Com isso, os preços deverão reagir para cima”.

A única preocupação apontada pelo levantamento é quanto à qualidade e ao preço que o feijão deve alcançar, já que a colheita do grão vem sendo prejudicada pelas chuvas nas áreas de cultivo, interferindo também no plantio da futura safra que se inicia.

A região Sul continuará a liderar a produção de grãos, seguida pelo Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

A previsão é que a soja  será a primeira entre as leguminosas, contribuindo com 44,1% para o total da safra, seguida pelo milho, com 37,3%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete