29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Safra recorde de trigo deverá manter preços sob pressão

2008-04-25 18:29:00


A perspectiva de uma safra mundial recorde de trigo deve manter sob pressão os preços, que já caíram bastante depois de atingirem picos históricos, dando uma pausa em um dos motores da inflação global dos alimentos.

"Eu realmente acho que veremos uma safra abundante de trigo neste ano, e acho que será a menor performance entre os grãos", disse o gerente de fundo da Castlestone Management, Matthew Sena.

Entretanto, os estoques globais de trigo permanecem baixos e qualquer repetição do tempo desfavorável que devastou as safras em várias regiões importantes no ano passado pode elevar os preços de novo.

"As safras mundiais de trigo parecem estar em boas condições nesta época, particularmente nos 27 países da UE, no Mar Negro e em áreas de trigo soft vermelho de inverno dos EUA", afirmou Luke Chandler, analista do Rabobank, em um relatório nesta semana.

O contrato maio do trigo soft negociado na bolsa de Chicago caiu para US$ 8,01 por bushel no início desta sexta-feira, o menor patamar desde novembro. O contrato agora já caiu mais de 40% depois de atingir o recorde de US$ 13,4950 registrado em fevereiro.

Os altos preços do trigo elevaram o custo de produtos básicos como pão, o que causou tumultos em vários países em desenvolvimento cuja população já sofre com o aumento do custo de vida ligado aos altos mercados de energia. Entretanto, os altos preços também acarretaram em uma resposta dos produtores, que elevaram o plantio.

O Conselho Internacional de Grãos estimou uma safra mundial de trigo de 645 milhões de toneladas em 2008/09, apenas um milhão a menos que sua previsão anterior, mas ainda bem acima do ano anterior. "Isso ainda seria um recorde, superando o total do ano passado em 41 milhões de toneladas após um aumento de 3,6% no plantio", disse o IGC em um relatório mensal divulgado nesta semana.

Ameaça diminui – "O que está pesando no mercado é o fato de que todo dia chegamos mais perto de determinar que esse número é concreto", disse Shawn McCambridge, analista de grãos da Prudential Financial, referindo-se às estimativas da produção em 2008/09. "As ameaças de um prejuízo significativo se reduzem".

O plantio na União Européia aumentou devido à suspensão de uma regra que força os produtores a deixarem alguma terra sem cultivo, em uma tentativa de aumentar a oferta de grãos.

O IGC estimou que a produção de trigo dos 27 países da UE chegaria a 138,1 milhões de toneladas neste ano, 15% acima das 119,9 milhões em 2007, quando as secas devastaram a produção no leste, enquanto as fortes chuvas prejudicaram as safras no oeste.

Analistas dos EUA estimam que a produção de trigo do país subirá 10 a 15%, para 2,3 bilhões de bushels, ante 2,067 bilhões em 2007.

"As perspectivas para a nova safra parecem promissoras nos Estados Unidos. Temos vários problemas, mas são isolados e limitados no tamanho", disse McCambridge. Ele estima a próxima safra em 2,364 bilhões de bushels.

A Austrália, normalmente o segundo maior exportador de trigo do mundo, espera uma grande safra neste ano após uma forte seca nas últimas duas temporadas.

A estimativa do Australian Crop Forecasters no final de março era de 27 milhões de toneladas em 2008/09, um recorde e o dobro das 13,1 milhões do ano anterior, quando a seca dizimou a produção.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete