20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Veterinários da União Européia vistoriam carne paraguaia

2008-04-20 18:33:00

Após nove dias de vistorias a fazendas e laboratórios de análise em território paraguaio, técnicos veterinários da União Européia emitiram suas primeiras considerações sobre a situação do rebanho bovino do país, com vistas a liberar a carne paraguaia para comercialização no exigente mercado europeu.

Comandada pela espanhola Ana Ramírez Vela, a missão européia esteve no Paraguai entre os dias 8 e 17 de abril, concedendo uma entrevista coletiva no ato de encerramento dos trabalhos, que contaram com a colaboração do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Secnasa).

Na avaliação dos técnicos, dos seis pontos inconformes detectados na última inspeção, realizada nos dois primeiros meses de 2007, quatro foram solucionados satisfatoriamente, enquanto outros dois não puderam ser analisados, em virtude de documentos que devem ser enviados apenas nos próximos dias.

Vela considerou “auspiciosos” os resultados encontrados, revelando que o programa paraguaio de certificação de origem animal funciona dentro dos padrões exigidos pela União Européia para a aceitação de carne estrangeira em seu mercado interno.

Os dois pontos pendentes referem-se às garantias de que a circulação do vírus da febre aftosa está efetivamente sob controle e à comprovação dos padrões de qualidade das vacinas aplicadas pelos produtores paraguaios em seus rebanhos.

Hugo Corrales, diretor do Secnasa, disse que a entrega dos documentos solicitados pelos europeus será feita no prazo máximo de dez dias. A publicação do relatório final, que exigirá cerca de três meses de trabalhos adicionais, ainda não tem data definida.

“A meu critério pessoal, as observações e conclusões gerais, ao dizer que estamos em linha e de acordo com as normativas, são positivas, mas não quero criar falsas expectativas porque ainda temos dos itens pendentes a respeito de amostragem sorológica”, ponderou Corrales.

Por sua vez, Ana Ramírez Vela agradeceu “à colaboração que encontramos, desde o ponto de vista dos diretores, produtores pecuaristas e todas as pessoas que estiveram trabalhando conosco. Agradeço também à imprensa pelo acompanhamento de nosso trabalho, sem formular perguntas”, destacou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete