24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Focos de ferrugem asiática aumentam em 71%

2007-02-06 15:42:00

O sistema de alerta da Embrapa Soja revela que a ferrugem asiática da soja já atinge 397 focos em Mato Grosso do Sul, ou seja, frente aos 232 casos registrados até o dia 6 de fevereiro de 2006 há um aumento de 71,1% no número de focos da doença. Com o resultado, o Estado mantém-se em segundo lugar no ranking nacional, ficando atrás somente do Paraná que nesta safra já registra 616 focos.

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, instalada em Dourados, nos últimos dias de janeiro e início de fevereiro o número de focos de ferrugem detectados nos municípios da região sul aumentaram de maneira considerável. Para os pesquisadores, um dos motivos do crescimento da doença no mês de janeiro tem sido o fato de mês estar sendo bastante chuvoso.

A Estação Meteorológica da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) já registrou precipitação de 236,2 milímetros nos primeiros 17 dias do ano. Segundo o professor Silvio Bueno Pereira, essa precipitação é 40% superior à média histórica para o mês de janeiro na região.

O reflexo das condições climáticas foi o aumento considerável do número de focos de ferrugem. O Laboratório de Fitopatologia da UFGD relatou, na semana de 14 a 22 de janeiro, 36 novos casos na região. “Este ano o início da epidemia pode ter sido atrasado devido a um período de estiagem ocorrido em dezembro associado às altas temperaturas”, avalia o professor Walber Gavassoni, responsável pelo Laboratório de Fitopatologia da UFGD.

Em todo o País, embora os produtores de soja terem conseguido retardar o aparecimento da ferrugem asiática nesta safra, a incidência da doença disparou no mês do janeiro e já afetou praticamente o mesmo número de plantações do grão de toda a safra passada. O sistema de alerta registra nesta safra, 1.353 focos até o dia 5, enquanto na safra 2005/2006 foram, ao todo, 1.359, sendo que o último registro foi feito em 22 de maio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete