27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Lista de quem pode exportar carne está aberta

2008-04-08 05:33:00

Novas propriedades rurais podem voltar a ser incluídas no Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) nesta semana.

A informação foi dada ontem (7) pelo secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, em entrevista coletiva à imprensa com a presença do diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da União Européia (UE), Bernard Van Goethem, que está em visita de uma semana ao Brasil. A inclusão de novos estabelecimentos rurais está suspensa desde 18 de março, quando o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que era preciso “botar ordem na casa”.

Na época, ele deu um ultimato às certificadoras, responsáveis por garantir a procedência do gado: “ou trabalham de forma correta ou vão cair fora do sistema”. A medida foi conseqüência dos desdobramentos do embargo à carne brasileira, decretado pela UE no final de janeiro. O embargo acabou expondo falhas no sistema de rastreabilidade do gado bovino no Brasil.

A inclusão de novas propriedades será possível agora que chega à reta final o treinamento de auditores estaduais e federais para a fiscalização do cumprimento dos critérios do Sisbov. Hoje, a lista de propriedades que podem exportar para a UE tem 95 fazendas. “A partir desta semana, com as auditorias se realizando, nós vamos ter o incremento da lista”, garantiu o secretário.

Duas auditoras européias estão no Brasil para mostrar aos auditores brasileiros, e também a alguns proprietários rurais, quais são as exigências em relação à rastreabilidade da carne e por que são feitas tais exigências.

Segundo o diretor de Saúde e Bem-Estar Animal da UE, é a primeira vez que auditores da União Européia treinam técnicos de outro país, o que, segundo ele, mostra a importância que as exportações da carne brasileira têm para o mercado europeu.

Van Goethem, no entanto, descartou a possibilidade de uma flexibilização das exigências feitas ao Brasil, ainda que o país não tenha o risco da doença da “vaca louca”, fator que mais atemoriza os consumidores europeus.

Uma possível flexibilização havia sido cogitada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e pelo próprio ministro Reinhold Stephanes há cerca de 20 dias. Van Goethem explicou que, na UE, a rastreabilidade é feita do nascedouro ao abate e, no Brasil, ela é exigida apenas nos últimos 90 dias antes do abate. Segundo ele, essa dinâmica não pode ser flexibilizada.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, esteve reunido com o dirigente europeu, mas não esteve na entrevista coletiva porque foi chamado para uma reunião de emergência no Palácio do Planalto, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores, para tratar do socorro aos estados do Nordeste prejudicados pela chuva, nos últimos dias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete