21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MS e PR conseguem avançar na colheita da soja

2008-03-28 17:26:00

Os produtores de soja conseguiram aumentar o ritmo de colheita da soja ao longo da semana passada. Segundo os números do décimo levantamento da AgRural, até o dia 24 de março, os trabalhos de campo alcançavam 45% da estimativa de área (22,18 milhões de hectares). O avanço em relação à semana passada foi de 11 pontos percentuais, contra a média de 8 pontos das duas semanas anteriores. Em relação ao ano passado, contudo, a colheita segue atrasada, agora em 11 pontos percentuais, contra 14 pontos na semana passada.

Boa parte do ritmo um pouco maior da colheita se deve ao Paraná. Ao contrário da semana anterior, quando as chuvas atrapalharam a entrada das máquinas nas regiões norte e oeste do estado, os últimos dias foram de intensa atividade nos campos. Segundo os dados da AgRural, a colheita paranaense saltou de 39% para 58% da área. Ainda assim, o estado colheu menos que nessa mesma época do ano passado (70%).

No Rio Grande do Sul, por outro lado, a colheita ficou praticamente parada. A área colhida no estado ainda não chegou a 5%. No ano passado, a colheita chegava a 7%.

Outro estado que contribuiu com o avanço da colheita no Brasil foi Mato Grosso do Sul. Os produtores sul-mato-grossenses também trabalharam a todo vapor e levaram a colheita para 60% da área plantada. Na semana passada, a colheita não passada de 40%. Em 2007, porém, a colheita correspondia a 72%.

Já no Mato Grosso, a colheita avançou 14 pontos chegou a 80%, contra 93% no ano passado. Com a colheita bem encaminhada nas regiões norte e oeste do estado, a tendência agora é de que o ritmo dos trabalhos diminua um pouco.

Em Goiás, os trabalhos de campo, ainda concentrados na região sudoeste, alcançam 59%, dez pontos acima do registrado na semana passada e 9 pontos abaixo do colhido até essa mesma época do ano passado. Com a entrada das máquinas na região leste do estado na semana que vem, os trabalhos de campo no estado devem avançar com um pouco de mais velocidade. As informações são da assessoria de imprensa do Agrural.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete