12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ruralistas vão apresentar contraproposta para dívida

2008-03-27 08:04:00

Um grupo formado por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de entidades do setor produtivo e das Comissões de Agricultura da Câmara e do Senado fará reuniões técnicas esta semana para analisar minuciosamente a proposta do governo para renegociação da dívida agrícola. O objetivo é elaborar uma contraproposta na próxima segunda-feira.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Endividamento da CNA, deputado Homero Pereira (PR-MT), o que foi apresentado pelo governo acata apenas em parte as sugestões do setor privado e dos parlamentares, mas "agora não é hora de criticar nem elogiar o que foi mostrado".

De acordo com o deputado, as proposições para Securitização e Pesa "praticamente atenderam aos pleitos do setor". Contudo, ele defendeu o aprimoramento na parte de custeio, investimento e débitos inscritos na Dívida Ativa da União. "Não acho que isso vá impactar no superávit primário. É uma questão de se fazer justiça com um setor importante do País", informou ele em nota distribuída pela assessoria de imprensa da CNA. Para o presidente da Comissão Nacional de Crédito Rural da CNA, Carlos Sperotto, o governo "saiu da retórica e apresentou números". Ele também elogiou a disposição do executivo em buscar uma solução definitiva.

Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), José Ramos Torres de Melo, considerou que, de uma forma geral, a proposta supera as expectativas do setor. "Pela primeira vez o governo nos apresentou um trabalho com essa profundidade, mas seria leviano antecipar qualquer opinião sem discussões detalhadas", avaliou.

No entanto, ele ressaltou que a região Nordeste merecia um tratamento especial. "Não há nenhum tratamento diferenciado em relação às outras regiões. Merecíamos um diferencial para uma região que passou por 12 secas e duas enchentes entre 1990 e 2008", frisou Torres de Melo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete