15.1 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

“Registrar” será lançado nesta terça-feira (25)

2008-03-25 13:49:00

Programa visa que produtor faça de forma simples o monitoramento dos animais

Com o objetivo de mostrar ao produtor rural a importância e grande utilidade de se fazer o registro de todas as atividades relacionadas ao manejo dos animais dentro das propriedades, será lançado, hoje dia 25/03, às 14 horas, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), o Projeto Registrar, como uma das atividades integrantes do Programa Sanidade sem Fronteiras.

Direcionado a pequenos produtores rurais, o projeto Registrar consiste em um treinamento de oito horas, divididas entre aulas teóricas e atividades práticas. “Nas aulas teóricas os produtores são instruídos sobre como proceder para registrar os animais e posteriormente, vão realizar o procedimento na prática, fazendo as anotações em uma ‘caderneta de registro’, especialmente desenvolvida para esse fim”, explica Horácio Loureiro Tinoco, assessor técnico do SENAR/FAMASUL (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/ Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Com um lay-out especial a caderneta de registro contém campos que devem ser preenchidos de acordo com as atividades desenvolvidas dentro das propriedades. Deverão ser registrados o estoque do rebanho; calendário sanitário; atividades dos manejos sanitário e alimentar e a movimentação do rebanho.

Segundo Horácio Tinoco, o projeto Registrar já foi ministrado a quatro turmas-piloto, sendo duas no assentamento rural Nossa senhora Auxiliadora II, no município de Iguatemi (MS), e outras duas no assentamento Floresta Branca, localizado em Eldorado (MS). “Nossa meta é de que, até abril de 2008  20 novas turmas, cada uma com 30 participantes, em média, tenham recebido o treinamento”, informou o assessor técnico, que explicou também que o treinamento é oferecido preferencialmente a produtores dos municípios localizados na Zona de Alta Vigilância (ZAV), sem qualquer custo para os participantes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete