15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Aprovado fundo que visa transações com o crédito rural

2008-03-05 13:46:00

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou ontem projeto do senador Osmar Dias (PDT-PR) que cria o Fundo de Aval para Proteção ao Crédito Rural. De natureza contábil, o fundo tem a finalidade de prover recursos para garantir o risco das operações de crédito rural e eliminar a dificuldade para obtenção de crédito.

Na justificação do projeto (PLS 303/07), Osmar Dias afirma que, no momento da contratação da operação de crédito rural, o produtor poderá também contratar o aval do fundo. Com isso, lembra o senador, os bancos poderão dispensar a apresentação de outras garantias para a concessão do financiamento.

O relator do projeto, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), afirma no seu parecer que o fundo não prevê expressamente a utilização de recursos públicos. O crédito terá prazo de 24 meses e taxas de juros equivalentes à taxa Selic.

A principal fonte de receita do fundo seria, explica o relator, a própria contribuição paga pelos contratantes do aval. A idéia é que o fundo "seja auto-sustentável, de forma que possa cobrir as obrigações do aval a partir de recursos próprios, de natureza eminentemente privada", diz o relator.

Educação – Também foi aprovado, na mesma reunião, requerimento do senador João Pedro (PT-AM) para a realização de sessão especial em comemoração aos dez anos do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária.

João Pedro argumenta, ao justificar a proposta, que o programa promove a justiça social no campo por meio da democratização do acesso à educação e da formação de educadores para as escolas de assentamentos do programa de reforma agrária.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete