27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Maranhão é o estado com menor incidência de ferrugem

2008-03-05 13:13:00

Já no início da colheita, a atual safra de soja na região do sul do Maranhão, estimada em 1,139 milhão de toneladas (Mt), não sofreu interferência na sua produtividade por causa da ferrugem asiática. Entre os 12 estados produtores da oleaginosa no país, o Maranhão é o que registrou o menor número de focos da doença: apenas três.

Sem dúvida, uma realidade totalmente diferente da safra passada, quando ocorreram 172 casos de ferrugem asiática no estado, que resultaram na perda de 100,3 mil toneladas (mt) de soja na região e prejuízo de R$ 23,7 milhões aos produtores rurais.

Dos três focos da ferrugem asiática registrados no estado este ano, todos em janeiro, dois ocorreram em lavouras comerciais em Balsas e um no município de Tasso Fragoso, em área não comercial, denominada unidade de alerta ou sentinela. Os focos foram confirmados pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor Centro-Norte (Fapcen).

Com a experiência de quem conhece a fundo a ferrugem asiática, pois vem acompanhando a incidência da doença nas últimas safras na região de Balsas, o fitopatologista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Meyer, fez diversas análises de amostras, mas todos deram negativo.

“Recebi mais 100 amostras para análises, enviadas por produtores da região, mas não encontrei a presença da ferrugem asiática”, comemorou Maurício Meyer.

Vazio Sanitário

Para o pesquisador da Embrapa, a baixa ocorrência da ferrugem no Maranhão é um indicativo de que a estratégia do Vazio Sanitário, adotada no período de 15 de agosto a 15 de outubro do ano passado, funcionou.

A expectativa é que o Vazio Sanitário seja adotado no mesmo período este ano, quando não será permitido o cultivo do grão, assim como deverá ser eliminada a soja voluntária ou tigüera (plantas que brotam em decorrência de grãos caídos no solo).

Além do Vazio Sanitário, Maurício Meyer cita como fator inibidor da ferrugem asiática nas lavouras maranhenses de soja na atual safra a pronta aplicação, no tempo certo, de fungicidas por parte dos produtores. Diferentemente do ano passado, quando, por falta de crédito, o controle químico foi feito tardiamente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete