23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Acusado o quarto caso de descarte de vacina anti-aftosa

2008-02-24 22:36:00

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio abriu investigação sobre um novo caso de descarte de vacinas contra a febre aftosa.

Desta vez, foram encontrados frascos no município de Ibirubá. De acordo com a médica veterinária Natacha Deboni Cereser, o medicamento comercializado pela farmácia veterinária local foi encontrado em uma lixeira, a poucos metros da IVZ (Inspetoria Veterinária e Zootécnica) de Ibirubá.O município será incluído no relatório a ser encaminhado no final do mês ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o médico veterinário do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Diego Viali dos Santos, as propriedades rurais desse e dos demais municípios onde houve descartes serão incluídas na sorologia para eficiência vacinal (que comprova se os animais são vacinados) deste ano. "Um processo administrativo será aberto para conferirmos o lote dos frascos e para quem foram vendidos.

O produtor será punido", garante o veterinário.Outros três processos administrativos estão em andamento para investigação de casos no distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul, Seberi e Tapejara. PENALIDADEO produtor que não aplicar a vacina contra a febre aftosa recebe multa no valor de 2% de cada animal não vacinado e tem a sua propriedade interditada, ou seja, não pode vender nem comprar nenhum produto.

A propriedade passa a ser classificada como "de risco", o que pode trazer prejuízos comerciais ao produtor, além de, em todas as etapas oficiais de imunização, ter de se submeter à chamada "vacinação assistida". Caso o proprietário esteja enquadrado entre aqueles que recebem a vacina gratuitamente, perderão esse direito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete