29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

confirma existência de três focos de aftosa na Bolívia

2007-01-31 14:35:00

O Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa), órgão pertencente ao escritório regional da OMS (Organização Mundial da Saúde), confirmou a existência de três focos de febre aftosa na Bolívia. O relatório dos focos foi enviado pelo Senasag (Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar da Bolívia).

Segundo o relatório, o foco da doença em Cuatro Cañada tem com confirmação de LIDIVET, enquanto os demais focos estão confirmados clinicamente faltando a confirmação laboratorial. As origens dos focos estão em investigação, mas está claro que a difusão se deu através da venda de animais no Centro de Leilões FERCOGAN.

A autoridade sanitária da Bolívia informa ainda que os técnicos estão visitando as propriedades de origem e destinos dos bovinos que ingressaram no centro de comercialização. Os animais afetados pelo foco estão nas províncias de Ñ. De Chávez, no município de Cuatro Cañada, Cordillera, no município de Cabezas, e Andrés Ibáñez, no município de Santa Cruz de La Sierra.

Na província de Ñ. De Chávez, os 12 animais infectados são da Fazenda Valle Esperanza, enquanto na providência de Cordillera foram infectados nove bovinos e cinco suínos da Fazenda Swif Current e na província de Andrés Ibáñez foram contaminados seis bovinos da Fazenda Poresaqui. O Senasag informou também a população em risco e as espécies suscetíveis ao contágio com a aftosa.

De acordo com os dados, somando o número de produtores das áreas de foco, perifocal e zona tampão, o total chega a 904 produtores que juntos têm 41.681 bovinos, 3.992 eqüinos, 6.988 suínos, 804 ovinos e 99 caprinos. As informações chegaram à Organização Pan-Americana neste fim de semana e a entidade disponibilizou as informações nesta terça-feira em seu site na internet.

Segundo o epidemiologista do Panaftosa, Jose Naranjo, o material foi enviado pelo governo Boliviano formalmente tipificando em exame realizado pela agência sanitária da Bolívia o vírus do tipo “O”, o mesmo que tem atingido os rebanhos do Brasil, Paraguai e Argentina. “A Bolivia enviou formalmente o diagnóstico neste fim de semana, onde consta o local do foco e o tipo de vírus identificado”, declarou. 


 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete