21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Missão da OIE visitou Japorã e Mundo Novo

2006-12-09 13:00:00

Os consultores da Organização Mundial de Saúde Animal (antigo Escritório Internacional de Epizootias) terminaram por volta das 15h30 de ontem os trabalhos no município de Japorã.
Foram realizadas visitas à sede do Iagro e à aldeia Porto Lindo, para identificar os trabalhos realizados em caráter preventivo e de contenção à febre aftosa. O grupo também fez inspeção na agência de sanidade animal e vegetal local.
A missão da OIE chegou a Mato Grosso do Sul na última quarta-feira, com o intuito de conhecer as ações tomadas para erradicar a febre aftosa do rebanho local, em especial do Cone Sul – onde, em outubro de 2005, foram identificados focos da doença em Eldorado, Japorã e Mundo Novo.
Hoje pela manhã, o grupo formado pelo italiano Vincenzo Caporale (chefe da missão), pelo mexicano Cristobal Zapeda e pelo alemão Fussel Alf-Eckbert pretende seguir para Salto Del Guairá (Paraguai), segundo informações da Agência Popular de Notícias. Após esta etapa, os consultores seguem para o Rio de Janeiro/RJ, onde se reúnem com outros grupos de técnicos que visitaram a Argentina e os laboratórios do Lanagro, em Porto Alegre/RS.
Os trabalhos da missão da OIE são observados com especial atenção pelos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que o relatório sobre a visita permita que o Estado reconquista o status de área livre de febre aftosa com vacinação, podendo assim voltar a exportar para a União Européia. “Nosso dever de casa já foi feito. Cumprimos com as exigências, e é isso que a OIE irá constatar”, disse a prefeita Mara Caseiro (PDT), de Eldorado, um dos municípios onde foram identificados focos de aftosa.
Os três consultores da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), sediada em Paris, que chegaram quarta-feira no Estado para conhecerem as medidas tomadas para erradicar a febre aftosa na região do Cone Sul, depois dos focos registrados em outubro de 2005, decidiram seguir para o Paraguai somente neste sábado pela manhã.
Nesta sexta-feira pela manhã, a equipe formada pelo italiano Vincenzo Caporale, que chefia a missão, pelo mexicano Cristobal Zepeda e pelo alemão, que trabalha e mora na Bélgica, Fussel Alf-Eckbert, esteve em Japorã. Lá, começaram a visita pelo escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e depois estiveram na aldeia indígena Porto Lindo.
Nesta tarde, eles estarão em Mundo Novo, onde está prevista a visita a propriedades rurais e à linha internacional a partir do marco zero do município.
No Paraguai, hoje, a visita começa pela cidade de Salto del Guairá, onde os técnicos serão recebidos por representantes do Senacsa (Serviço Nacional de Saúde Animal).
REUNIÃO
Depois de visitar o país vizinho, os consultores se reúnem nos dias 11 e 12 deste mês no Centro Panamericano de Febre Aftosa, no Rio de Janeiro, com os técnicos dos outros dois grupos da OIE, que estão visitando a Argentina e os laboratórios de controle de qualidade de vacinas contra a febre aftosa nos três países – Lanagro, em Porto Alegre; Senafa, na Argentina, e Laboratório Central do Senacsa, no Paraguai.
A visita dos técnicos da OIE está sendo acompanhada ainda pelo inspetor regional da Iagro em Naviraí, Pedro Ferreira Neto; pelo representante do Centro Panamericano de Febre Aftosa, Gilfredo Darfie; pelo diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Jamil Gomes de Souza; pelo gerente de Planejamento, Avaliação e Controle da Iagro, José Mario Pinese, e pelo gestor de Defesa Sanitária Animal do órgão, Giuliano de Oliveira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete