21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Adiado para 1° de junho novas regras para motociclistas

2008-02-12 10:20:00

Deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada hoje no Diário Oficial da União altera resolução que instituiu as normas do capacete de motociclistas. A medida, que entra em vigor a partir de hoje, diz que a fiscalização do selo e das faixas refletivas dos capacetes será implementada a partir de 1º de junho de 2008. Para os outros itens, como viseira, óculos de proteção, coletes e baús, já valem as novas regras e quem for flagrado descumprindo a lei pode ser multado e perder pontos na carteira de habilitação.

A deliberação altera ainda regra quanto à certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que será exigida apenas para os capacetes fabricados a partir de 1º de agosto de 2007 e pode ser através do selo na parte externa ou de etiqueta interna com a logomarca do Inmetro, podendo esta ser afixada no sistema de retenção.

Segundo o subcomandante da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), capitão Edgar Almada, a determinação do Contran muda também a atuação da polícia no Estado. “A campanha de orientação que deveria ter sido encerrada será prorrogada até o dia 1º de junho, os motociclistas não serão notificados, mas orientados”.

A campanha teria sido encerrada ontem antes da deliberação. O prazo tinha sido acordado entre o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), a Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito), a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e entidades representativas dos motociclistas.

A partir de 1° de junho, quem estiver com capacete, mas fora das normas do Contran, recebe multa grave (cinco pontos) e retenção da motocicleta até que o condutor consiga um capacete dentro das especificidades técnicas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete