13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Vacinação contra aftosa na ZAV começa dia 15

2008-02-07 10:26:00

Terá inicio, no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, a campanha de vacinação contra febre aftosa na Zona de Alta Vigilância Sanitária (ZAV), que é formada pelos municípios (ou parte deles) que compõem a região de fronteira do Estado com o Paraguai, tendo como ponto de partida uma área de 15 quilômetros de extensão.

Segundo o diretor da Agência Sanitária Vegetal e Animal (Iagro), Roberto Bacha, os municípios de Antônio João, Japorã, Mundo Novo possuem as totalidades de seus territórios ou espaço geográfico/administrativo, que compõem a Zona de Alta Vigilância Sanitária. Já os municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas apenas parte do território, espaço geográfico ou administrativo estão incluídos na ZAV.

“A única diferença da campanha de vacinação de febre aftosa dessa região das demais é a imunização dos bovídeos com até 12 meses de idade. As regras são as mesmas”, explica o diretor. Nesta região a vacinação segue até o dia 15 de março. De 1º a 31 de maio, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. De 20 de novembro a 20 de dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade.

Além da ZAV, o Estado é dividido em mais duas regiões: região do Pantanal, composta pelas propriedades localizadas nos municípios de Corumbá, Ladário e em parte dos municípios de Coxim, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso, em que o período de vacinação será de 1º de maio a 15 de junho independente da idade. De 1º de novembro a 15 e dezembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Nesta região, os produtores rurais podem optar qual o melhor período para vacinar seu rebanho.

Na Região Planalto, composta pelas propriedades que não fazem parte das regiões do Pantanal e da Zona de Alta Vigilância Sanitária, os períodos oficiais serão de 1º a 31 de maio, com vacinação de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. De 1º a 30 de novembro, vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade. Segundo a Iagro, a opção pela vacinação de animais em um dos períodos estabelecidos acima deve ser feita no momento da abertura da Ficha Sanitária.

Após a vacinação é obrigatório o registro das vacinas nas unidades veterinárias locais da Iagro, que deverá ser feito em até 15 dias, após o encerramento da campanha. Lembrando também que é proibida a vacinação de suínos, ovinos e caprinos contra febre aftosa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete