22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MS corre contra o tempo para reaver área livre de aftosa

2008-02-05 18:01:00

O Governo do Estado corre contra o tempo para tentar recuperar o status de área livre de febre aftosa junto ao mercado internacional de carnes, suspenso em 2005 por conta do aparecimento dos focos da doença em três municípios do cone sul.

A esperança do Governo é de obter a certificação neste ano, e a proposta deverá ser apresentada em maio durante a reunião da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) em Paris. Para atingir a meta, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS) iniciaram uma verdadeira operação de guerra neste mês, adotando medidas sanitárias mais rigorosas.

Além da reativação, até o final de fevereiro de 30 barreiras (22 fixas e 8 móveis) nos mais de 600 km de fronteira com o Paraguai e Bolívia, o Governo já deixou claro que vai endurecer a fiscalização do trânsito de bovinos na fronteira e colocar até mesmo a segurança pública em operações ostensivas de policiamento na região.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai atuar em parceria com a Seprotur na fiscalização. O Governo pretende coibir com rigor situações de irregularidade, como algumas já registradas.

Cerca de 200 mil bezerros (machos e fêmeas) com até 12 meses serão vacinados estrategicamente dos dias 15 de fevereiro a 15 de março nos 11 municípios inseridos na Zona de Alta Vigilância (ZAV) no Estado. A ZAV foi criada em janeiro por meio de portaria publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. As campanhas nestes locais que exigem alta fiscalização sanitária por conta de estarem situados dentro de 15 km nas fronteiras com o Paraguai e Bolívia, serão diferenciadas.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Roberto Bacha, as doses de vacina serão doadas pelo Governo do Estado, por meio da Iagro, e pelo Mapa, e distribuídas aos proprietários nas regiões. "Os produtores poderão retirar as vacinas nos escritórios da Iagro mais próximos de sua propriedade. Além disso, a vacinação dos animais será acompanhada diretamente pelos fiscais da Iagro nestas propriedades", frisou Bacha.

A meta, segundo ele, é garantir a manutenção do status de área livre de aftosa para Mato Grosso do Sul. "A única diferença da campanha de vacinação de febre aftosa dessa região das demais é a imunização dos bovídeos com até 12 meses de idade, que vai de 15 de fevereiro a 15 de março. As regras são as mesmas", explica o diretor.

A área de abrangência da ZAV, bem como as relações das propriedades que a compõe também poderão ser alteradas pela Iagro, desde que existam motivos que justifiquem a medida, obedecendo a critérios técnicos em harmonia com o Código Zoosanitário Internacional para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e mediante a analise de risco.

Contratação de temporários– Outro reforço que também deverá ocorrer em termos de fiscalização será a contratação de agentes administrativos temporários para atuar nos postos fixos que serão reativados.

"Já discutimos com o Governo do Estado esta possibilidade e deveremos contratar mais pessoal para atender a demanda dos novos postos que serão reativados", frisou Bacha. Os recursos para a contratação de pessoal serão oriundos do próprio Governo do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete