24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Zona de Alta Vigilância sanitária inclui 11 municípios do MS

2008-01-26 12:37:00

Uma das principais medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado foi a criação da Zona de Alta Vigilância, uma faixa de 15 quilômetros que engloba 11 municípios de MS que fazem fronteira com o Paraguai e Bolívia. De acordo com o diretor da Iagro, Roberto Bacha, ficou estabelecido que a ZAV terá como ponto inicial a linha de fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai – uma área de 15 quilômetros de extensão.


 Ele destacou os municípios de Antônio João, Japorã, Mundo Novo, cujas totalidades de seus territórios ou espaço geográfico/ administrativo compõem a Zona de Alta Vigilância Sanitária. Nos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas, apenas parte do território, espaço geográfico ou administrativo estão incluídos na ZAV.

"A única diferença da campanha de vacinação de febre aftosa dessa região das demais é a imunização dos bovídeos com até 12 meses de idade, que vai de 15 de fevereiro a 15 de março. As regras são as mesmas", explica o diretor.

Como trânsito de animais, seus produtos e subprodutos, entre as propriedades e municípios que compõem a ZAV ou destinados às demais regiões do Estado e do País, deverão obedecer ao disposto na Instrução Normativa 44 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 3 de outubro de 2007, podendo ser criadas normas adicionais pela Iagro ou Mapa, em complemento às já existentes.

A área de abrangência da ZAV, bem como as relações das propriedades que a compõe também poderão ser alteradas pela Iagro, desde que existam motivos que justifiquem a medida, obedecendo a critérios técnicos em harmonia com o Código Zoosanitário Internacional para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e mediante a análise de risco.

Para ter acesso à relação de propriedades localizadas nos municípios cujo território ou espaço geográfico e administrativo compõe parcialmente a Zona de Alta Vigilância Sanitária, os produtores devem consultar o Diário Oficial do Estado do dia 23 de janeiro pelo endereço www.imprensaoficial.ms.gov.br

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete