20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governo anuncia decisão sobre dívida agrícola na segunda

2008-01-25 08:47:00

 O Ministério da Fazenda deve anunciar na segunda-feira (28) uma decisão sobre a renegociação das dívidas do setor agrícola a serem pagas no primeiro trimestre de 2008. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Marcos Montes (DEM-MG), que esteve reunido nesta quinta-feira com o ministro da agricultura, Reinhold Stephanes. Os dois participaram de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir o assunto.

A dívida total do setor agrícola é estimada em R$ 140 bilhões, de acordo com o ministro da Agricultura. O problema apontado durante a reunião com Guido Mantega foi o adiamento pelo governo da apresentação de um plano para a renegociação das dívidas. A proposta seria apresentada no fim do ano passado, mas foi adiada para março deste ano.

Com o adiamento, dívidas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão que ser pagas de acordo com as regras vigentes. A reivindicação dos produtores é que o vencimento das dívidas referentes a esses três meses seja adiado para permitir que esses débitos também sejam beneficiados pelas novas regras que serão anunciadas pelo governo em março. "Essas dívidas entrariam nas renegociações, mas as renegociações não aconteceram. Então, seria correto também prorrogar essas dívidas. É manter o conceito que tinha sido anteriormente estabelecido", concordou o ministro Reinhold Stephanes.

Pequeno produtor – O deputado Marcos Montes lembrou que o maior prejudicado com o adiamento do anúncio do plano de renegociação é o pequeno produtor. Segundo ele, 80% das dívidas são de pequenos e médios produtores. "O agronegócio vai bem, mas o produtor vai mal", argumenta o parlamentar, lembrando que quem tem lucrado com os resultados na área agrícola, na verdade, são os grandes produtores e os exportadores.

O parlamentar estima que, entre janeiro e março, o valor da dívida agrícola seja de R$ 30 bilhões. Ele disse que conta com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, que também participou da reunião, para fazer a intermediação e garantir um acordo entre Executivo e Congresso na renegociação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete