21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bovinocultura de Corte: produtor quadruplica produtividade com assistência técnica do Senar/MS

2019-02-26 21:02:00

Com quatro anos de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o bovinocultor de corte, Ricardo Siquinelli, de Água Clara, município localizado a 180 quilômetros da Capital, conseguiu quadruplicar sua produtividade.

Mais do que elevar a rentabilidade, com as visitas técnicas da instituição o produtor obteve conhecimentos para recuperação de pastagens e áreas degradadas, que também influenciaram diretamente na qualidade da carne produzida na propriedade.

Quando o programa iniciou os trabalhos na propriedade aconteciam em 77 hectares de área degradada com lotação média de, no máximo, um animal por hectare. Agora, são quatro cabeças por hectare, com uma qualidade maior na nutrição dos animais, que resulta numa engorda mais rápida.

Siquinelli explica como foi a experiência do ATeG em sua propriedade: “O primeiro contato foi com o Sindicato Rural de Água Clara, onde apresentaram a metodologia a mim e a minha família. Nós estávamos necessitando de uma ajuda técnica para reformar as áreas que estavam degradadas”.

O produtor afirma que, por intermédio do programa do Senar/MS, os técnicos explicaram o que deveria ser feito para recuperar essas áreas. “Reforma de pastagens, adubação, fazer todo um trabalho para ter a capacidade de conseguir colocar mais animais por hectare”.

Comparando os panoramas da propriedade antes e depois da atuação do Senar/MS, o produtor lembra que, no início, o trabalho era mínimo. “Antes a propriedade estava trabalhando, mas com a lotação mínima. Eu consegui aproveitar a mesma área com uma quantidade maior de animais e, consequentemente, aumentar o faturamento da propriedade. E também conseguimos a recuperação do solo deixando a área muito mais produtiva do que antes. Livre de pragas”, detalhou.

O produtor faz as contas e mostra como a realidade da propriedade mudou: “Essa assistência chega para auxiliar, para você conseguir ter uma produção maior, melhor e mais rápida, para ajustar com os custos que temos hoje na pecuária”, completa.

Além de Ricardo, outros produtores da região de Água Clara já aderiram ao programa em busca dos mesmos resultados positivos. “Estamos indo para o quarto ano no programa. E já tem em outras propriedades da região. Eu mesmo sou um grande incentivador de outros proprietários vizinhos para que se enquadrem no projeto. Eu peço que quem puder participar, que entre. Porque é com essa força e união que a gente vai conseguir hoje com tecnologia aumentar a nossa produtividade e melhorar o nosso rendimento na parte de pecuária”, concluiu o produtor rural.

Exemplos como o do produtor de Água Clara estão espalhados em 30 municípios de Mato Grosso do Sul. “A iniciativa proporciona sustentabilidade e aumento da produtividade no meio rural, com alternativas eficientes para a realidade de cada propriedade”, afirma o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar nas propriedades contempladas pelos programas e assistências da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a pecuária de corte em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse: https://bit.ly/2EimasB.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete