33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Mais de 30% do milho segunda safra já foi plantado em MS

2019-02-20 10:02:00

O plantio do milho Segunda Safra em Mato Grosso do Sul, soma 30,9% do total da área prevista para cultura. A informação divulgada pela Associação de Produtores de Soja (Aprosoja/MS), foi divulgada nesta segunda-feira (18) e revela que o atual ciclo está adiantado em relação ao ano passado, em 17,2%.

A região norte está na frente com média de 36,6% do cereal plantado, enquanto que no sul do Estado, o percentual é de 31,3% e na região central o índice chega a 26% da área planejada.

No entanto, o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, recomenda que não se deve colher a soja e plantar o milho na sequência, mas é importante aguardar a umidade ideal do solo para receber a semente.

“É preciso aguardar a umidade ideal para o plantio do milho, evitando plantar no seco. Observar a colheita da soja, dando importância aos níveis de pluviosidade. O excesso de umidade também é prejudicial ao plantio, precisa ser minucioso e, de preferência, ter um acompanhamento técnico assíduo”, observa.

Schmaedecke reforça ainda que os registros de precipitações das chuvas não conferem sucesso às lavouras.

“Registramos muitas chuvas de manga. Em um mesmo talhão, por exemplo, se colocarmos três pluviômetros, serão três registros diferentes”, relata o produtor rural, ao sinalizar os riscos climáticos também para o milho, uma vez que a safra de soja, em andamento, tem perda estimada em 15%.

Outra observação reforçada pelo dirigente diz respeito a investimento em estratégia e tecnologia. o dirigente da Aprosoja/MS relata que os agricultores que plantaram soja sobre a brachiaria estão obtendo maiores índices de produtividades, com menores impactos climáticos.

"Precisa ter pesquisa, fazer um bom plantio, evitar as pragas e lagartas, por meio de manejo eficiente. Não adianta uma plantadeira nova, mal regulada e sem gerir a velocidade do plantio”, conclui.

DADOS SIGA MS

Sobre a colheita de soja 2018/2019, o Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga/MS), aponta que a área colhida de soja soma 44,6%, o que corresponde a 1,266 milhão de hectares.

A região Norte está com a colheita mais avançada, em média de 50,7%, enquanto a região Sul está com 44,8% e a região Centro com 41,9% de média. Em relação ao mesmo período do ano passado, a colheita está 21% mais adiantada neste ano. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete