30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Projeto desenvolve ração 100% orgânica para peixes

2019-01-26 07:02:00

A Universidade Politécnica de Valência (UPV), através do Grupo de Aquicultura e Biodiversidade do Instituto de Ciência e Tecnologia Animal, lançou o primeiro projeto científico na Espanha para desenvolver rações 100% orgânicas para a aquicultura. O projeto conta com a colaboração da Fundação da Biodiversidade, do Ministério para a Transição Ecológica, através do Programa Pleamar, co-financiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEMP).

"Este projeto, pioneiro no nosso país, tem uma grande rota de futuro para otimizar alimentação orgânica, através de novos ingredientes, formulações, práticas de alimentação, etc.", observou Miguel Jover, coordenador do projeto e pesquisador da Aquicultura e do Grupo da Biodiversidade (ICTA) da UPV, durante a apresentação deste estudo.

O estudo começa com uma primeira fase de análise da disponibilidade e caracterização nutricional de ingredientes para nova alimentação e depois serão conduzidos vários ensaios de alimentação e de crescimento de dourado, robalo e truta com dietas orgânicas. Além disso, no âmbito do projeto, o impacto e a produtividade econômica da nova ração também serão avaliados.

"O projeto leva em conta tanto os ingredientes incluídos nos regulamentos, vegetais orgânicos e farinha de peixe, quanto as proteínas animais transformadas de origem ecológica, principalmente farinhas de aves, carne de porco ibérica e farinha de insetos", acrescentou Jover.

Segundo ele, o setor de aquicultura orgânica na Espanha ainda é incipiente, mas já existem empresas de produção de peixes orgânicos que estão muito comprometidas com este produto. “Uma das desvantagens para o desenvolvimento é que não há alimentos biológicos para animais na Espanha, por isso temos de importar, portanto, este projeto vai ajudar a estabelecer as bases para alimentação orgânica nacional para ajudar a impulsionar o setor a se desenvolver”, conclui.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete