13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Cultivo do eucalipto é cercado de mitos

2019-01-16 03:01:00

A plantação de eucaliptos é bastante comum ao redor do mundo, mas vem cercada de alguns mitos que se mantém forte mesmo com a bum da tecnologia invadindo as produções. De acordo com um artigo produzido pelo portal especializado ecoinventos.com, o eucalipto muitas vezes é tido como inimigo, mas pode auxiliar bastante o ambiente ao redor, desde que cultivado da maneira correta.

“Diferentes investigações chegaram à conclusão de que o eucalipto não produz esgotamento no solo nem tem qualquer perigo para a produtividade futura. Pelo contrário, o eucalipto consegue manter uma microflora abundante e variada que ajuda a decompor o lixo e incorporá-lo ao sistema nutritivo. Está provado que cem anos de cultivo de eucaliptos não produziram efeitos nocivos no solo. As raízes do eucalipto penetram profundamente na terra para absorver nutrientes que nenhuma outra espécie alcança, não competindo com outras plantas”, comenta.

Outro mito citado pelo texto foi de que o eucalipto tem uma certa incompatibilidade com outras espécies nativas, o que, segundo a publicação, não procede. Isso porque estudos comprovaram que em locais onde os eucaliptos haviam sido plantados anteriormente, outras espécies cresceram tão bem quanto em lugares onde eucaliptos nunca foram cultivados antes.

“O eucalipto pode ajudar a manter a integridade da terra. O cultivo de eucalipto permite recuperar montanhas degradadas e formar solos. Eles estão entre as poucas árvores que podem sobreviver em solos erodidos, além de contribuir para sua recuperação. O eucalipto tem sido usado como um fixador para terrenos instáveis e soltos, como quebra-mares, aterros ou terraplenagem”, indica.

Para finalizar, o mito mais conhecido de que o eucalipto consome muita água e acaba prejudicando o meio ambiente não acontece como a maioria das pessoas imagina. “Na Austrália, as bacias que abastecem grandes cidades, no caso de Canberra, são povoadas de eucaliptos. O eucalipto consome menos água do que é falado, pois tem a faculdade de fechar as folhas, de modo que, durante as secas, sua evaporação é radicalmente reduzida”, conclui. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete