20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Impactada pela seca, colheita da soja é iniciada na região

2019-01-08 17:54:00

Vilson Nascimento

Por conta do atraso no plantio devido as chuvas, grande parte das lavouras ainda estão em fase de amadurecimento do grão em Amambai e toda a região, mas já a caso de produtores que conseguiram plantar mais cedo já estão colhendo a soja da safra 2018/2019.

Chuva em excesso que atrapalhou o plantio e seca no período de desenvolvimento da planta e da formação do grão, aliado ao um forte calor, as lavouras apresentaram queda de produtividade.

As perdas variaram de região por região e de lavoura para lavoura. Alguns produtores acumularam perdas maiores, mas outros, que plantaram um pouco mais tarde, acabaram beneficiados pela chuva que voltou a cair a partir da segunda quinzena do mês de dezembro e as perdas foram amenizadas.

A reportagem do grupo A Gazeta acompanhou na sexta-feira passada, 4 de janeiro, a colheita de uma área plantada na região de Coronel Sapucaia.

Enquanto a produção média na safra 2017/2018 na região variou entre 50 e 60 sacas por hectares e Amambai atingiu a média recorde de 64 sacas/há, o produtor em Coronel Sapucaia estava colhendo na sexta-feira uma média de 15 sacas/há e, segundo ele, dez sacas/há seriam destinadas para pagar o arrendamento da terra.

O produtor rural disse ter acionado o seguro para não ficar no vermelho e espera obter lucro em outras duas áreas plantadas mais tarde, uma na divisa com o município de Amambai e outra em território paraguaio, onde as lavouras foram menos afetadas pela estiagem prolongada.

Na área em questão, o produtor retirava a soja com a colheitadeira a frente e já preparava o solo para plantio do milho safrinha, que segundo ele será plantado em consórcio com capim braquiária.

De acordo com o produtor rural a aposta é que a braquiária, como forrageira, ajude a proteger o solo e manter a umidade por mais tempo em caso de uma nova seca no período de cultivo do milho de segunda safra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete